quarta-feira, julho 14, 2010

Pesquisadores brasileiros descobrem composto capaz de conter vazamento de petróleo

Da Redação, com Jornal da Band

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um produto à base de glicerina capaz de absorver óleo cru da água sem deixar resíduos. A descoberta, além de conter vazamentos de petróleo no mar, ainda permite o reaproveitamento do material.

O projeto ainda passa por fase se estudo, mas pode ser uma solução para futuros acidentes ambientais, como no caso do vazamento de petróleo no Golfo do México, que começou em abril deste ano. A taxa de coleta realizada atualmente na região é de apenas 1/3 do vazamento diário.

Processo

A glicerina é obtida a partir do óleo da mamona, que é transformada em pó . Este mesmo é jogado sobre a mancha. A glicerina e o petróleo se ligam porque possuem compostos químicos similares e não se misturam à água.

Segundo os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o óleo mais concentrado basta adicionar substâncias magnéticas. Para finalizar, um ímã é utlizado para retirar todo o material.

A grande vantagem é o uso de recursos renováveis na produção de um material de baixo custo. Mais do que a remoção, a nova técnica permite recuperar o petróleo derramado. Os pesquisadores descobriram também que o novo método deixa poucos resíduos na água e aidna que para cada 20 toneladas de petróleo seria necessária apenas uma tonelada de glicerina.


Redação: Ana Elisa Erdmann