terça-feira, outubro 03, 2006

Carro a Ar-Comprimido

Depois de mais de trinta anos de experiência com motores a combustão, o engenheiro francês Guy Negre desenvolveu um motor totalmente não-poluente para ser utilizado em áreas urbanas. A invenção utiliza ar comprimido a alta pressão (300 barias) para armazenar a energia necessária para o funcionamento do motor.

Em áreas urbanas, o motor tem capacidade de movimentar o veículo de 5 lugares com uma autonomia de aproximadamente 200 km usando 300 litros de ar comprimido sob alta pressão armazenados em tanques de fibras de carbono ou de fibras de vidro.

A recarga dos tanques de ar comprimido é realizada por um compressor acionado por motor elétrico que é ligado a uma saída elétrica de corrente. É possível também uma recarga rápida utilizando uma bomba de ar de alta pressão como as de postos de abastecimento.

Na falta do ar comprimido, o motor também pode funcionar com um combustível tradicional; gasolina, diesel, gás natural ou de rua, com baixos níveis de consumo. A troca do combustível é feita eletronicamente, de acordo com a velocidade do veículo: utiliza ar até 60 km/h e combustível tradicional em velocidades superiores.

Para demonstrar a viabilidade do conceito foram desenvolvidos três protótipos de veículos equipados com motores de ar comprimido: um taxi, um furgão de entregas e uma Pick Up. Os primeiros testes destes protótipos foram realizados em maio de 1998, em Brignoles, França.


Para administrar o processo de desenvolvimento com êxito, a MDI - empresa que detém mundialmente a patente do motor e do veículo - contratou para suas atividades de desenvolvimento e pesquisa do produto a empresa CQFD Air Solution, uma companhia estabelecida em Brignoles, França. Lá, 30 engenheiros e técnicos, sob a direção de Guy Negre, têm à disposição os mais modernos equipamentos para o desenvolvimento do veículo e do motor.

Espera-se que dentro de 1 a 3 anos, dependendo da versão, os veículos sejam comercialmente viáveis. A estratégia comercial se concentra atualmente nos mercados urbanos. Baseada num novo conceito da produção do veículo no local e das vendas, a MDI promove os direitos de licença de fabricação regional na forma de sistemas de fábricas franqueadas. Cada fábrica deverá ter uma capacidade de produção normal de 400 a 2000 veículos por ano e empregará, em média, 130 pessoas. Em Brignoles, França, está sendo construída uma fábrica-modelo.

Um motor a explosão sem poluição ?

Esta é, apenas, uma das características do novo motor projetado por Guy Negre e patenteado pela MDI em 1991.

O modelo convencional de motor com quatro pistões apresenta como inconveniente que a compressão, a combustão e a expansão se desenvolvem todas num só cilindro. O motor de Guy Negre separa todas estas funções num sistema de três câmaras: um cilindro para a compressão, uma pequena câmara para a combustão e um cilindro maior onde acontece a expansão.

O motor é, inicialmente, um novo motor de combustão interna. Duas câmaras - uma onde se realiza a entrada e a compressão, outra onde se produz a expansão e o escape do gás - ficam separadas da câmara de combustão, que apresenta forma esférica. Neste motor, o período de conservação do combustível na câmara de combustão é entre 30% e 100% maior que em qualquer outro, permitindo que se obtenha uma combustão completa e um volume constante.

A forma esférica da câmara ajuda a eliminar todo o ruído e propicia que os níveis de poluição dos gases expulsos sejam inferiores aos dos motores convencionais que utilizam catalizadores, mesmo quando trabalhando com os combustíveis convencionais: gasolina, GLP ou diesel, cumprindo a mais estrita legislação de meio ambiente.

O mercado potencial para o conceito de "motor limpo" é enorme: veículos como taxis, ônibus, furgões, caminhões de entrega, tratores para armazéns industriais, carrinhos de golf, barcos para canal ou lago e muitas outras aplicações nas quais motores estacionários são utilizados primariamente em áreas urbanas ou restritas.

A imprensa especializada já tem mostrado grande interesse no conceito de Poluição Zero. Desde maio de 1998 o Taxi TOP tem sido o protagonista de mais de 40 programas de televisão e de vários artigos em revistas e periódicos em todo o mundo.

Para melhores informações, visite: www.motordeaire.com

Publicado originalmente em Outubro de 2001